Since March 20, 2008

Olá pessoal! Estou com um canal no Youtube onde faço cover de músicas tocando bateria. Confiram clicando no link abaixo! Se gostarem, cliquem em gostei e não se esqueçam de se inscreverem! ;D

Hello folks! I have a Youtube channel where I do song covers playing drums. Check it out by clicking on the link below. Comment, like and don't forget to subscribe! ;D


Vitor Jambo's Youtube Channel


domingo, 15 de junho de 2008

Moedas e Cédulas

A curiosidade hoje, foi saber um pouco das moedas e cédulas canadenses.
Lendo em alguns sites e blogs, pude perceber que as moedas são bastante valorizadas. Até os míseros (1 centavo) que aqui no Brasil não damos o mínimo valor (acho até que nem estão mais em circulação) lá é fundamental em uma compra e até mesmo nos trocos.
A moeda canadense possuem 7 valores; 1 cent, 5 cents, 10 cetns, 25 cents, 50 cents, 1 dólar, 2 dólares.

CA$ 1 cent:
(sempre bom carregar umas 3 moedas na carteira para facilitar o troco).

CA$ 5 cents:
(sempre é bom carregá-la, porque faz companhia com a de 25 centavos.)

CA$ 10 cents: É a mais leve e a menor de todas na cor prata.
CA$ 25cents: é a moeda mais comum, conhecida como “quarter” no Canadá. De um lado a moeda tem o perfil da Rainha Elisabeth, e do outro lado o desenho de um alce, um animal típico da fauna canadense (ou “moose”, em inglês).
CA$ 50 cents: conhecida lá como (a half dollar), é uma raridade. Não é feita em grandes quantidades. (Muitas máquinas não aceitam esta moeda.)

CA$ 1 dólar: chamada de "Loonie", é a mais comum de todas. De um lado, está a Rainha Elizabeth II; e do outro, uma ave muito conhecida por lá, chamada "Common Loon".

CA$ 2 dólares: maior de todas, com a borda prateada e o meio dourado. É chamada de "Toonie", a combinação do número 2 (two) com o nome "Loonie", a moeda de 1 dólar. De um lado, a Rainha Elizabeth II; e do outro, um urso polar.
(essa eu já tenho na carteira, Vitinho me deu quando voltou do seu intercambio em Toronto.)


Diferente do Real, o dólar canadense não possui cédulas de 1 e 2 dólares.

Já as cédulas canadenses possuem apenas 5 valores, as de: 5 dólares, 10 dólares, 20 dólares, 50 dólares e 100 dólares.

CA$ 5 dólares: é a cédula mais baixa, possui a cor azul e com um desenho no verso que retrata uma das maiores paixões do país: o jogo de hóquei.


CA$ 10 dólares: que possui coloração semelhante da cédula de CA$ 5. Portanto, preste bastante atenção para não confundir as cédulas de 5 com de 10 dólares – elas são muito parecidas.


CA$ 20 dólares: A nota, na cor verde, estampa a face da Rainha Elizabeth II.

CA$50 dólares: é na cor vermelha

CA$ 100 dólares: na cor marrom.


Mais detalhes sobre as cédulas, clique aqui.

Então é isso...
Aos que já estão no Canadá, tiveram alguma dificuldade em administrar e a se acostumar com as “novas” moedas?

Beijo a todos


E desejo várias moedinhas =)

Sara

9 comentários:

Claudia e João disse...

Olá!! Obrigada pela visita lá no blog!!!

Acabo de ler o de vocês desde o princípio e vejo que os objetivos são bem parecidos... até a cidade-destino! Ainda estamos analisando outras possibilidades mas, até agora, pode ser que nos encontremos por Calgary.

E vamos continuando com as pesquisas né?!? Estaremos por aqui também :)

Abraços!!!

Claudia

* Serena * disse...

Eles realmente valorizam cada centavinho! Chega a ser immpressionante! Sempre tem troco de 1 cent em cada compra que você faz...

Acho que não deve ser pior que as notas americanas, que são todas verdes!rs

Beijos,

Dani

ReMiGaLu disse...

Em quase todo caixa tem uma cumbuca dizendo: "Have a penny, leave a penny. Need a penny, take a penny". É já pra facilitar o troco!

Carolina disse...

Olá!

Obrigada por passar lá no meu blog...gostei muito do seu....percebi que vocês tem intenção de ir pra Calgary....eu ainda não decidi a província muito menos a cidade....vou começar acompanhá-los também....quem sabe em 2011 nos encontramos lá!

Vou adicioná-los no meu blog!

abç,
Carol

Goldman disse...

Em um ano e meio, eu nunca vi uma moeda de 50 cents aqui... e olha que eu tenho procurado. É pura verdade raridade mesmo. Abraços, Goldman.

Anne Caroline disse...

Ainda bem que existe essa sintonia, né..?! Mas escreva sobre esportes tb, são visões e maneiras de escrever diferentes, né?! kkkkk... E o próximo encontro, qnd sai?! Beijos amigos...

Cecilia Brandao disse...

Demora no maximo uma semana para nos acostumarmos com as moedas e notas novas. Nos primeiros dias a gente fica meio bobo contando as moeas para pagar o que compramos. Nunca vi a moeda de 5o cents. Rara mesmo!! rsrs
abracos para vcs

Cecilia

Leila e Júnior disse...

Oi, Vitor!

Obrigada pelo comentário. Gostei do post sobre cédulas, acho que vou adicionar o link no nosso post sobre bancos para enriquecer mais.

Um abraço "procês",
Leila

Taís Jacques disse...

Parabéns Sara, muito bom seu post, simples e direto, ficou bem fácil de gravar, principalmente os nomes da moedas de CAN$ 1,00 e $2,00 (ainda mais depois da dica do "Toonie")

bjs

Taís