Since March 20, 2008

Olá pessoal! Estou com um canal no Youtube onde faço cover de músicas tocando bateria. Confiram clicando no link abaixo! Se gostarem, cliquem em gostei e não se esqueçam de se inscreverem! ;D

Hello folks! I have a Youtube channel where I do song covers playing drums. Check it out by clicking on the link below. Comment, like and don't forget to subscribe! ;D


Vitor Jambo's Youtube Channel


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Wheelchair Access

Olá, como estão todos?

Por aqui está tudo sobre controle, temos vivido cada momento a seu tempo.

Enfim, hoje irei falar sobre o acesso aos lugares da cidade para as pessoas que usam cadeira de rodas, carrinhos motorizados ou algum aparelho que possibilite/ajude a locomoção pessoal.

Bom, o que tenho visto por aqui é bem animador. A realidade daqui para as pessoas que necessitam de aparelhos para se locomover é bem diferente da realidade do nosso Brasil. Infelizmente as pessoas não dão muito valor a esse assunto, apesar disso estar mudando bem lentamente quase parando em terras brasileiras.

Uma coisa que me chamou bastante a atenção foram as calçadas. Aqui, a calçada é pública, então, sua construção e manutenção é feita pela prefeitura, ou seja, ela é toda padronizada. O que é bem diferente no Brasil, onde as calçadas pertecem a propriedade, consequentemente há calçadas de todos os tamanhos, tipos, formas, cores... Lembro me que estava pensando em comprar um equipamento de rapel para poder praticar a atividade enquanto ia comprar pão, por exemplo. Existem calçadas que parecem mais uma parede!! Hehehehehe...

Tirando um pouco do exagero (hehehehe...), outro fator que me chamou muito a atenção foram os meios de transportes. No Ctrain (metrô), há botões em cada vagão especialmente projetados para quem usa cadeira de rodas, onde, se não me engano, uma pequena rampa saí do vagão, facilitando o acesso ao mesmo (ainda não tive a oportunidade de presenciar, mas é o que pude perceber). O mesmo acontece com os ônibus, alguns possuem rampas e outros baixam a suspenção para ficar do mesmo nível que a calçada (essa última pude presenciar várias vezes).

Por falar em calçadas, aqui todas possuem rampas, e também são bem diferentes das calçadas do Brasil. As calçadas residenciais não são retas no encontro com a rua, ou seja, não há aquele batente, elas são arredondadas, formando uma pequena ladeira acentuada. No centro da cidade, em alguns lugares elas são de batentes, mas em todos os lugares existem rampas. Ou seja, as pessoas que usam qualquer aparelho para a locomoção pessoal são bem valorizadas aqui.
Seguem algumas fotos:

Abraços a todos,

Vitor

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia para voçês. Eu sou de Portugal e em Portugal aconteçe quase o mesmo o que aconteçe no Brasil. E não só para paraplégicos mas também para cegos. Na minha escola, por exemplo, temos uns alunos cegos e um professor mas muitas da vezes nós temos de os ajudar... porque é tudo muito bonito de falar que se devia fazer isto ou aquilo mas a verdade, infelizmente, é que ninguém faz nada e todos esperam que isso caía do céu enquanto essas pessoas travam uma batalha durante dias, meses e anos. Gostei mesmo muito desta sua publicação. Boa sorte! ;D

Carlos, Karla e Família disse...

Vitor será que pode andar de patins nessas calçadas? ;)

Katia disse...

Oi meus amores!!! Ando muito orgulhosa desse blog!!E claro de vcs tb!! Mas estou sendo muiiiiiiiiiiiiiito procurada para ser parabeniza pelo filho inteligente e prestativo, que tenho, pois devido esse blog, muita gente está tendo oportunidade de escolha e apredizado!! Ai, claro q só posso dizer q vc puxou sua maizinha!!KKKkkkk.
Parabéns filho!!Vc é 1000000000000,muitos bjos... E muitaaaaaaaassssss sauuuuuuuuuuuudades...

Fatima e João disse...

Meus filhos, estamos muito felizes com as novidades. Temos certeza que tudo está caminhando da melhor maneira possível. Continuem confiando em DEUS, pois ELE,sempre estará aolado de vocês.
SAUDADES,BEIJOS, TE AMAMOS.
Dos seus pais João e Fatima

Fatima e João disse...

Sarinha e Vitinho, estamos muito felizes com a chegada de Maria Clara. Nasceu ontem, hoje vou conhecer nossa netinha com seu pai.
Beijos, muitas saudades, te amamos.
Com carinho do seus pais João e Fatima

Anônimo disse...

Olá Vitor e Sara, somente agora vimos a mudança no blog e claro a mudança de vcs, que alegria!!!
Só estamos passando para desejar muitas, muitas felicidaes neste novissimo momento, que o Senhor os abençoe! Em fevereiro proximo, quem sabe não nos encontramos por ai!

Abraços,
Ie e Ju.

REGISTROS ESPECIAIS disse...

muito interessante essa questão da acessibilidade, as inclinações das calçadas facilitam muito o portador, vejo tbm o piso tátil que permita ao deficiente visual segurança através de dos acessos sinalizados.......isso é o que se pode chamar de inclusão!!!!
quero ver mais detalhes.....bjos p/ vc e joaninha