Since March 20, 2008

Olá pessoal! Estou com um canal no Youtube onde faço cover de músicas tocando bateria. Confiram clicando no link abaixo! Se gostarem, cliquem em gostei e não se esqueçam de se inscreverem! ;D

Hello folks! I have a Youtube channel where I do song covers playing drums. Check it out by clicking on the link below. Comment, like and don't forget to subscribe! ;D


Vitor Jambo's Youtube Channel


sexta-feira, 2 de maio de 2008

Fundos de Investimento

Como você está administrando seu dinheiro? Para quem pretende imigrar, e mesmo para quem não tem interesse, falar em dinheiro é sempre bom, exceto sobre dívida, claro. :) Atualmente, estou lendo sobre esse assunto, e acho muito importante, principalmente para jovens que pretendem ter responsabilidade com suas finanças, pois almejam realizar algum sonho num futuro próximo, como no meu caso, imigrar. Ainda não sou nenhum expert no assunto, mas irei falar um pouco sobre o que aprendi, e achei legal dividir com meus leitores e amigos blogueiros.
Em primeiro lugar, é de fundamental importância começar se organizando pelas finanças, saber seus gastos, onde pode cortar e o que pode economizar, antes de investir em algum fundo ou negócio. Para ficar mais fácil, o melhor é escrever tudo na ponta do lápis e estudar seu orçamento, e depois separar o que pode investir.
Há vários fundos de investimento no qual você pode aplicar. Ao meu ver, não é um assunto tão simples, pois envolve vários fatores que precisam ser analisados com muita cautela, como por exemplo, quando você pretende resgatar seu investimento? Você é um investidor agressivo ou conservador? Isso quer dizer que, quanto mais agressivo for o investidor, maior é o risco do investimento, podendo render lucros extraordinários ou perdas exorbitantes, como aplicar no mercado de ações, por exemplo. E se você é um investidor conservador, ou seja, não está disposto a perder nada, uma poupança pode atender suas expectativas, por outro lado, seu rendimento é muito baixo. Se você tiver interesse em saber seu perfil em relação ao dinheiro, faça um teste clicando no link abaixo (é bem interessante!):
http://www.santanderuniversidades.com.br/tutoriais/testefinanceiro/relacao_dinheiro.html

De acordo com a ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), há 7 categorias de fundos. São eles:

· Fundos de investimento (Curto prazo, referenciado, renda fixa, multimercado, investimento no exterior, ações e cambial);
· Fundos de previdência;
· Fundos Off Shore;
· Fundos de Investimento em Direitos Creditórios;
· Fundos de Investimento Imobiliários;
· Fundos de Índice;
· Fundos de participação.

Meu conselho? Descubra qual é o seu perfil como investidor, se agressivo ou conservador, e leia um pouco mais sobre o fundo que mais atende as suas necessidades.
Não irei me aprofundar nesses tópicos, até porque não saberia falar sobre todos, e um post não daria para falar sobre tudo. Se alguém tiver interesse em saber mais sobre o assunto, tem um site que eu achei bem legal para iniciar, com uma linguagem simples, principalmente para quem está começando a se aprofundar no assunto, como eu. Site: http://www.comoinvestir.com.br/.
Se alguém tiver informações legais, que possam ajudar a todos os que se interessam por esse assunto, sintam-se a vontade, deixando um comentário ou indicando algum site legal.

Abraços a todos!!!

Vitor

3 comentários:

Mariana disse...

Oi Vitor,

Super importante pensar nas finanças, não só para projetos concretos, como o da Canadá, mas para garantir uma aposentadoria tranqüila mais na frente.

Nós temos algumas aplicações em fundos, poupança, previdência e recentemente (um ano, mais ou menos) resolvemos aplicar na bolsa. Eu até estudei o assunto, mas Daniel ficou realmente viciado! Já entende bastante da louca lógica (ou falta dela mesmo) nesse mercado.

O que sempre vejo de recomendações é "variar", ou seja, por mais que tenha um perfil agressivo, é importante não esquecer da segurança!

Boa sorte nas suas pesquisas!!

Abraços,
Mariana

Leila e Júnior disse...

Oi, Vitor!

Obrigada pelo comentário no blog. Reunir informações é muito trabalhoso mesmo e como sou perfeccionista, sempre acho que faltou mais dicas. Queria ter mais tempo para me dedicar. Mas sei que quando estivermos lá, vivenciando cada etapa, as informações serão bem mais precisas e detalhadas.

Gostei do post sobre investimentos. Há um tempo atrás, íamos investir em fundos de investimento, mas optamos por investir primeiro no nosso imóvel (nessa época ainda não havíamos decidido pelo Canadá). Também investimos em previdência e assim que estivermos mais tranquilos, iremos buscar novas fontes de investimento, quem sabe de maior risco. Tenho ouvido falar bastante sobre as bolsas de valores e sei que é preciso pesquisar antes de se arriscar.

Imóvel e previdência são mais comuns, mas de menor risco.

Concordo plenamente que é preciso analisar o perfil e também investir (para quem pode) em diversas opções. Assim fica mais seguro.

Um abraço,
Leila

Fábio disse...

Fala Vitor!!
Pois é cara. To com o projeto meio parado...

O trampo tá sugando todas energias. Espero poder voltar o foco ao projeto em breve.
Grande abraço!!!