Since March 20, 2008

Olá pessoal! Estou com um canal no Youtube onde faço cover de músicas tocando bateria. Confiram clicando no link abaixo! Se gostarem, cliquem em gostei e não se esqueçam de se inscreverem! ;D

Hello folks! I have a Youtube channel where I do song covers playing drums. Check it out by clicking on the link below. Comment, like and don't forget to subscribe! ;D


Vitor Jambo's Youtube Channel


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Transporte público em Calgary

Olá, como estão todos?

Hoje, irei falar um pouco sobre como funciona o transporte público de Calgary e o que acho dele.

Se locomover por aqui é muito fácil. As ruas são bem sinalizadas e fáceis de localizar no mapa, principalmente na área de Downton. Nas áreas residenciais é um pouco complicado, mas nada que assuste.

Para comprar as passagens do Ctrain também é muito fácil. Todas as estações de metrô possuem máquinas que vendem tickets avulsos. Para 1 adulto, ele custa 2,75 dólares canadenses e para 1 criança ele custa 1,75 dólares canadenses. As máquinas não aceitam cédulas e nem dão troco, apenas aceitam moedas e o dinheiro deve ser exato. A medida que você vai colocando as moedas, a máquina vai diminuindo do valor total até zerar.




Para usar o ônibus, é o mesmo esquema, só que há um detalhe, não há cobrador. Você entra pela frente do ônibus, onde ao lado do motorista há uma caixa onde o dinheiro é colocado. Nesse caso, pode-se usar cédulas se houver mais de uma pessoa, no caso de 1, só moedas mesmo, porque aqui não existe cédula de 2 dólares, muito menos de 1 dólar. E do mesmo jeito que no metrô, o dinheiro deve ser exato, pois o motorista não dá troco. Após o pagamento, o motorista pergunta se você precisa de uma transfer, ou seja, é a ticket para o Ctrain, que é válido por 90 minutos.




Também existe o passe diário, que por nunca termos usado, não sei quanto custa. Ele pode ser usado a vontade, onde e quantas vezes quiser, só que é válido por um único dia.

Em alguns supermercados e lojas, é possível comprar tickets em maior quantidade. Há blocos com 10 tickets, chamado de Ten book, que sai mais em conta do que comprar avulso, onde cada ticket do bloco sai por 2,40 dólares canadenses, num total de 24 dólares canadenses o bloco (taxa já inclusa). Sempre que for usar um dos tickets do bloco no Ctrain, na mesma máquina que você compra os avulsos, há um aparelho ao lado que autentica seu ticket. É indispensável a autenticação, pois caso um fiscal te aborde, e se seu ticket não estiver autenticado, você terá que pagar uma multa além de levar uma bronca (das feias) na frente de todo mundo (Já pensou, um “cabra” velho levando um carão do tiosinho fiscal? Eu hein, que vergonha! Hehehehe...).


Outra possibilidade é comprar o Month Transit Card, que é o passe mensal. Você usa durante todo o mês a vontade, sem se preocupar em comprar sempre que for à algum lugar e sem precisar autenticar. Ele custa um pouco mais, 85,25 dólares canadenses. Compramos o de Agosto e foi a melhor coisa que fizemos, já que não temos carro ainda.

Como eu já morei em Toronto, achei o metrô de lá mais preparado tanto para o frio quanto para o calor. Como chegamos aqui em Calgary no verão, alguns vagões do Ctrain e os ônibus não têm ar condicionado, então são bem quentes. E em relação as estações, achei elas muito expostas ao vento, e consequentemente, ao frio. Em algumas tem uns ambientes fechados, que bloqueiam o vento, mas não dá para muita gente e nem acho que bloqueiam totalmente o frio. Mas no geral, tem nos servido muito bem até agora.

Abraços,

Vitor

11 comentários:

Lupatinadora disse...

Uma verdadeira aula!

O que eu acho incrível é em Calgary e outras cidades grandes o monthly pass ser na casa dos 80 dólares e em Toronto 130 - pra quem pega apenas para ir e voltar do trabalho em Toronto nem vale à pena comprar o mensal. Impressionante!

Amanda Menezes disse...

Olá Sara e Vitor, achei o blog de vcs por acaso e já vou falando que adorei a idéia. *-* Achei romantica, sonhadora e aventureira. E bom, podem ter certeza que eu voltarei sempre.
Beijoos
Mandy

Claudia e João disse...

O ticket avulso custa 2.75! :)

Sara e Vitor disse...

Isso mesmo, Cau. Foi o que eu escrevi ;)

Carlos, Karla e Família disse...

Vitão o blog tá profissional!!! E os temas estão show. Valeu meu amigo espero o próximo ;)

Anne Caroline disse...

Pelo que vc comentou, Vitinho. O esquema de transporte é bem parecido ao de Las Vegas.. Só que lá o dinheiro só rolava nas máquinas mesmo, porque até nos ônibus a gente tinha que passar o ticket.. Em outros ônibus, a gente simplesmente subia, sem nem passar o ticket... Mas quem não tinha, corria o risco de ser pego por algum fiscal e levar uma bela multa! Graças a Deus a gente não pagou esse mico.. rsrsrs Mas eu levei uma chamada de uma motorista abusada e fiquei vermelha de raiva.. Mas enfim...

Um beijãooooooo pra vcs,

Anne Caroline

Lipee disse...

Caramba vitao! quanta coisa nova cara... passei alguns dias sem ler, qnd vi vc já estava ai!!

fico super feliz por voce cara... desejo toda a sorte!! tava lendo um texto sobre mudanças logo depois de ver teu blog, lembrei de vcs! Vou mandar por e-mailll

tudo de bom ai..

abraço!

Lu e Mar disse...

Olá casal 20!!!!

Que post maravilhoso! Acredita que estávamos pesquisando sobre o transporte daí uns dias atrás... mas nada se compara a um texto prontinho e detalhado que vcs escreveram!!!!
E só em pensar que daqui a 34 dias estaremos aí.... dá aquele frio na barriga! rs....
Abraços e até mais...
Lu

Luiz Gustavo Medeiros Silva disse...

Iaew Vito blz cara bom saber que as coisas estão andando bem por ai :).

Fábia disse...

Vcs precisam ver as crianças esperando o Yellow bus no inverno....Muitos dos pontos são completamente expostos e todas as crianças também expostas, ao vento, tempestade, nevasca e frio....Aqui perto de casa mesmo, tem um ponto de ônibus bem grande, onde poderíamos ficar dentro, mas mesmo assim não ficam, as mães e alunos esperam num ponto mais acima e expostos também...Já fiquei 1 hora esperando minha filha (atraso do bus) da tempestade de neve e somente -25 e depois debaixo de granizo....Por ai vai, por isso é importante comprar um carrinho para o inverno....abs Fábia

Paola disse...

os posts estao cada vez melhores, vitor. e vcs, como vao?
beijos, paola