
Olá, como estão todos?
Nós estamos bem, graças a Deus.
Como o próprio título já diz, fomos a Recife tentar tirar nosso visto americano.
Depois de muito escutar sobre o massacre para a retirada do visto americano, quero dizer, da longa espera e dos “maus” tratos no consulado americano, não tivemos do que reclamar, muito pelo contrário, fomos muito bem recebidos e atendidos.
Para quem não sabe como tirar o visto americano, é só entrar no site
http://www.visto-eua.com/ preencher um BIG formulário online, preencher e imprimir os formulários DS 156 e 157, pagar a taxa de agendamento imprimir e pronto, é só aguardar o dia da entrevista.
Vou contar como foi nossa experiência.
Nossa entrevista estava marcada para as 7 horas da manhã de quinta-feira (09/07/2009). Ao chegar no consulado as 6:30, já havia uma pequena fila de aproximadamente umas 10 pessoas.
As 7:10, funcionários do consulado iniciaram suas atividades, conferindo, ainda do lado de fora (na calçada), se a documentação do pessoal estava ok, e para a nossa surpresa, o tamanho da nossa foto estava errada! Mas, educadamente, o funcionário nos deu a dica de onde tirar as fotos e ainda disse que quando retornássemos, não precisaríamos enfrentar fila. Tudo bem.
Tiradas as fotos, retornamos ao consulado, o mesmo funcionário nos chamou, grampeou as fotos em nossos formulários e pediu para que entrássemos. Nossa, quanta segurança! Paredes, janelas, vidros, teto, chão, ventilador, sanitário, copo, bebedouro... tudo blindado!! Até para abrir uma porta era preciso 4 pessoas de tão pesada!!! Hehehehe...
Bom, deixando o exagero de lado... Ao passarmos pela primeira revista, com direito a escaneamento de bolsa e detector de metal, fomos para uma “sala”, ainda do lado de fora do consulado. Nem sentamos direito, e já nos chamaram. Passamos por outra sala com detector de metais. Tudo tranqüilo.
Com mais uma barreira vencida, pagamos a taxa dos vistos no Citi Bank ( U$ 131,00 cada = R$ 262,00 cada) dentro do próprio consulado, entregamos nossos formulários a atendente, recebemos uma ficha e esperamos a etapa seguinte.
Nosso número apareceu no visor, sinalizando que deveríamos tirar nossas impressões digitais.
Mais uma longa espera...
Por fim, fomos para a entrevista. Bom, não tenho nada de mal para falar do senhor que nos atendeu, muito educado, simpático e risonho. Ele nos fez algumas perguntas simples e nem pediu para ver nossa documentação, simplesmente, falou a sentença final: “Estão aprovados”. Nossa, como ficamos felizes!!! Paguei um valor a mais ( U$ 60,00 = R$ 120,00) pois, além do visto de turismo (B2), tirei meu visto de negócios (B1).
Na saída, também dentro do próprio consulado, preenchemos o sedex para o envio dos passaportes.
Resumindo nossa experiência: simples, prático e caro!! Desde a hora que chegamos até a hora que saímos, gastamos 3 horas e 20 minutos para tirarmos nossos vistos.
Ah, detalhe. Ficamos com as nossas bolsas o tempo todo. Como no próprio site do visto americano, eles dizem que não é permitido entrar com nada. A única coisa que eles retém são os aparelhos eletrônicos que são devolvidos no final (Claro! Só por fim das dúvidas :P).
E essa foi nossa experiência em solo americano sem sair do Brasil! Hehehehe...
Abraços a todos,
Vitor