Since March 20, 2008

Olá pessoal! Estou com um canal no Youtube onde faço cover de músicas tocando bateria. Confiram clicando no link abaixo! Se gostarem, cliquem em gostei e não se esqueçam de se inscreverem! ;D

Hello folks! I have a Youtube channel where I do song covers playing drums. Check it out by clicking on the link below. Comment, like and don't forget to subscribe! ;D


Vitor Jambo's Youtube Channel


sábado, 30 de agosto de 2008

Tudo sobre o IELTS

Para quem pretende imigrar para o Canadá, uma das exigências para a obtenção do visto de residente permanente é o exame chamado IELTS (International English Language Testing System). É um teste para que você (aplicante) possa provar sua proficiência na língua inglesa. E só para constar, há o TEF, que é o teste na língua francesa.

Como toda prova de inglês, ele está dividido em 4 módulos: Listening (Interpretação oral), Reading (Leitura), Writing (Redação) e Speaking (Conversação).

Listening Section

Tem uma duração de 30 minutos e é dividido em 3 ou 4 seções, na qual a primeira é um diálogo entre 2 pessoas, a segunda é um monólogo (1 pessoa), e as seções 3 e 4 poderá envolver várias pessoas ou falar sobre algo específico. Cada seção será ouvida apenas uma vez, e ao final, será dado 10 minutos para que as respostas sejam marcadas na folha de respostas.

A maior dificuldade nessa seção é devido a quantidade de informações passadas rapidamente pelos “oradores”, o que as vezes não são entendidas pelos estudantes, fazendo com que se percam nas respostas.

Dicas:
  • Pratique o máximo de exercícios que puder, quanto mais, mais confiante e seguro você se sentirá durante o teste;
  • Durante o teste, serão dados 30 segundos para o candidato examinar a questão, nesse tempo, leia a próxima questão para se ter idéia do que é pedido, e assim, será mais fácil manter o foco.

Reading Section

Nessa seção, o candidato terá 1 hora para completá-la. São 3 textos, cada um contendo entre 500 à 900 palavras, onde deverão ser respondidas as 40 questões, e em seguida, as respostas deverão ser marcadas na folha de resposta.

A maior dificuldade nessa seção é o tempo.

Dicas para administrar seu tempo:
  • Pratique bastante exercícios marcando o tempo;
  • Leia bastante em inglês, como revistas, jornais, revistas em quadrinho, qualquer coisa que te agradar;
  • Leia artigos em jornais ou revistas e tente resumir cada parágrafo é um único ponto principal;
  • Durante o teste, o candidato terá 20 minutos para responder cada texto, se após 17 ou 18 minutos não tiver completado, tente marcar as questões com coerência e passe para a próxima questão.
  • Leia as questões antes de iniciar a leitura do texto, assim o candidato irá direto ao ponto, ganhando tempo para responder as demais;
  • Organize seu tempo. Ex.: Use de 3 a 4 minutos para ler as questões, depois use de 10 a 12 minutos para ler a passagem do texto e encontrar as respostas. Use os últimos minutos para procurar as questões que você não encontrou ou ficou com dúvidas, geralmente as questões no texto estão em ordem;
  • Lembre-se de ler as instruções com cuidado. Se pedirem uma resposta em 3 palavras, não escreva mais que o pedido.
Speaking Section

Essa seção envolve o candidato e o examinador. Pode durar entre 13 à 15 minutos e há 3 partes.

A primeira parte, o examinador irá fazer algumas perguntas do tipo, “onde mora”, “o que você faz”. No segundo tópico, ainda dentro da primeira parte, o examinador irá perguntar sobre seus interesses, a vida da família, hobbies, filmes, ou sobre assuntos universais como comidas, festivais, transporte público entre outros. O examinador irá fazer perguntas gerais para encorajar o candidato a falar.

Na segunda parte, o examinador dará ao candidato um cartão com um tópico. Depois de lê-lo, o candidato terá alguns minutos para pensar sobre o que irá falar. O examinador dirá quando o tempo de preparação tiver acabado. Em seguida, ele marcará de 1 a 2 minutos para o candidato falar o máximo que puder sem interrupções, é a chance de mostrar todo seu vocabulário e a estrutura de suas frases.

A terceira e última parte, está relacionada a segunda. O examinador irá expandir o tópico em alguns “caminhos” para guiar você e pedir para que você descreva, comente, compare ou especule sobre os temas abordados, ele irá interagir com você e dificultará a conversa para sentir até onde vai suas habilidades.

Os 4 principais critérios avaliados nessa seção são: Pronúncia, fluência e coerência, precisão gramatical e recurso lexical (nada mais que vocabulário).

O maior problema nessa seção é que os candidatos não conseguem demonstrar suas habilidades devido ao nervosismo, e o examinador avaliará sua proficiência na língua apenas com base no que você fala, se usar palavras e frases comuns, sua nota não será excelente, por mais que acerte “tudo”.

Dicas:
  • Pratique bastante: converse sozinho ou com alguém para se sentir mais confiante;
  • Pratique com pessoas: isso ajudará a você entender o que o examinador diz e assim manter uma conversa agradável.
  • Escute músicas em inglês, assista a programas em inglês, ouça rádio em inglês: você irá treinar seus ouvidos com os diferentes “sotaques”.
  • Grave você mesmo falando em inglês e escute: pratique até você se sentir confiante e relaxado sobre a pronúncia e a fluência, e depois mostre a um professor para avaliar;
  • Tente eliminar alguns vícios/erros de linguagem devido a tradução do português para o inglês.

OBS.: Há 9 tipos de questões nessa seção:

1. Multiple choice questions;
2.
Completing sentences;
3.
Writing short answers;
4.
Matching headings to paragraphs;
5.
Completing tables, charts or diagrams;
6.
Matching causes and effects;
7.
Completing a summary;
8.
Choosing factors;
9.
Identifying the writer' a view.

Writing Section

Aqui, o candidato terá 1 hora para completar essa seção que são dividas em 2 partes.

A primeira parte, o candidato receberá um relatório e terá que escrever (interpretar) sobre ele, usando no mínimo 150 palavras. Ele poderá ser um gráfico em barras, linhas, pizza entre outros. Sugestão: gaste 20 minutos nessa etapa.

Na segunda e última parte, o candidato terá que desenvolver uma dissertação sobre um tópico dado com no mínimo 250 palavras. Sugestão: gaste 40 minutos nessa etapa.

Dicas para uma boa redação:
  • Use frases completas e estruture sua redação em parágrafos.
  • Utilize alguns minutos para elaborar um guia para te auxiliar na redação, como por exemplo, escrevendo algumas palavras chaves ao lado;
  • Se seu teste tiver 10% a menos de palavras do que o pedido, você será penalisado!
Tutorial - Segue abaixo 4 vídeos mostrando como funciona o IELTS (vídeos em inglês). Vale a pena conferir!
IELTS - Parte 1

IELTS - Parte 2

IELTS - Parte 3

IELTS - Parte 4

Para maiores informações, clique aqui (site em inglês).

Um abraço a todos!

Vitor

(Fonte: http://elc.polyu.edu.hk/IELTS/ e youtube)

11 comentários:

Anne Caroline disse...

Vitor...

Post sensacional... rsrsrs.. Sem comentários para os vídeos.. Adorei o cabelo da mulher...rsrsrs.. Falando sério.. Vai ajudar bastante a tds nós que ainda vamos passar pelo "chatildo"...

See u...

Anne

Radiá disse...

Como disse Anne, Sensacional. Gostei muito,ficou bem legal, explicativo e esclarecedor. Valeu pela ajuda. bjs

Silney disse...

Ola....obrigada pela visita ao nosso blog, e pela mensagem.
Gostei do blog de vcs..e este post é o q mais me assusta..o IELTS..aiaiaiia... to treinando pra ele...mas isso me da arrepiossss..rs.
Vou add o blog de vcs ao meu ok?
Abraços e boa sorte no processo.

.Mariana.Daniel. disse...

Vitor,

Eu teria que passar um mês para conseguir escrever cada um desses seus posts! Com dedicação exclusiva, ainda por cima!

Acho que vc deveria deixar esse negócio de ir pro Canadá de lado e ficar por aqui mesmo como "personal immigration consultant" - ia dar uma ótima grana!!! :D

Bjs,
Mariana

Carolina disse...

Amei Vitor!!!Excelente orientação!!

abç,
Carol.

Anônimo disse...

Oi Vitor!
Pergunta difícil que vc me fez hein? rsrsrs
O Patrick falou pra vc entrar no site da concacaf que tem os times que estão disputando o torneio!
Abraços e tudo de bom!
Valéria Piceda

Claudia e João disse...

Eu sei que um dia eu vou ter que fazer esse teste aí mas dá uma fadiiiiiga só de pensar nele rsrs. =)

Li e Karllus disse...

Muito bom o blog de voces..Parabens!

Adorei as dicas com os videos do IELTS.


Elisangela e Karllus
Proxima parada - Canada
http://proximaparada-canada.blogspot.com

Eliane disse...

Parabens Vitor, muito boas as suas dicas.
Bjs , Eliane.

Taís Jacques disse...

Como sempre Vitor, seu post sobre o IELTS está impecável. Parabéns, bem detalhado, instrutivo mesmo, apesar de dar um frio na barriga, só de ter de fazer...

abraços,

Taís

* Serena * disse...

Por enquanto eu passo o IELTS!rs

Agora, eu li seu post sobre Manitoba, e tá muito legal! Os tios de uns amigos meus e do Pedro moram lá, e não voltam por nada! E nem trocam Winnipeg por nenhuma outra cidade!

Pode deixar, vou mantê-los informados sobre a feira.

Abraços,

Dani