Since March 20, 2008

Olá pessoal! Estou com um canal no Youtube onde faço cover de músicas tocando bateria. Confiram clicando no link abaixo! Se gostarem, cliquem em gostei e não se esqueçam de se inscreverem! ;D

Hello folks! I have a Youtube channel where I do song covers playing drums. Check it out by clicking on the link below. Comment, like and don't forget to subscribe! ;D


Vitor Jambo's Youtube Channel


sábado, 2 de junho de 2012

Como é morar em Calgary?


Olá, como estão todos!?

Nós estamos ótimos, graças a Deus, e sumidos também! :P

Estava observando a data do último post que coloquei aqui, e percebi que irá completar 1 ano desde sua postagem! Fiquei impressionado como o tempo passou rápido. Infelizmente, o tempo por aqui tem sido muito curto, e o pouco tempo que temos, tentamos aproveitar ao máximo o verão que está apenas começando.

Bom, vamos ao que interessa. Tenho recebido muitos e-mails de leitores com as mesmas dúvidas, por isso, tentarei responder a todos e a muitos outros que venham a ter as mesmas dúvidas.

As dúvidas que costumo receber são: Como é morar em Calgary? Vocês gostam de morar aí? Custo de vida? Transporte? Clima? Dificuldades? E por aí vai.

Sou suspeito em falar sobre Calgary, pois amo esta cidade. Calgary é muito organizada, limpa, segura e o nível de educação e respeito das pessoas é incrível. Nunca vi algo parecido em lugar nenhum.

Comparando Calgary as cidades brasileiras, posso dizer sem sombra de dúvida, que aqui as coisas são muuuito mais baratas que em qualquer parte do Brasil. O custo de vida é um pouco alto, mas não é um dos mais altos do Canadá. Em todo o país, existem 2 taxas que são cobradas quando se compra algum produto, a federal e a provincial. A provincial varia de província para província, e a federal é de 5%. Em Calgary, não é cobrada a provincial devido a riqueza da província com o petróleo, apenas a federal, ou seja, na compra de qualquer produto, você paga 5% a mais do valor do produto. Em Toronto e Vancouver fica acima dos 12%, não sei exatamente quantos % é cobrado em cada província.

O transporte público supre bem as necessidades básicas de locomoção, mas na hora de fazer a feira do mês, fica um pouco complicado carregar várias sacolas pesadas com ônibus e metrô lotados de gente. Mas não tenho muito do que reclamar do transporte público.

O clima de Calgary é muito louco, não sei como o pessoal consegue prever o tempo, honestamente. Alguns minutos atrás, estava trovejando forte, tudo nublado, chovendo... E agora, 30 minutos depois, o sol está brilhando com toda força, o céu está azul e sem núvens. Não tem como entender. Enfim, no inverno, temos temperaturas bem baixas, como -43C graus, por exemplo, e no verão já pegamos +43C!! A primavera é linda, um pouco fria e bem colorida, como vocês podem ver em algumas fotos no post abaixo, e no outono, também temos um mix de cores. Cada estação tem a sua beleza.

Em relação as dificuldades, acho que como todo começo de uma nova vida, tivemos algumas sim. Mas o que mais mexeu comigo, foi em relação a busca pelo primeiro emprego, pois o processo é muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. Vou citar alguns exemplos. Cada vaga de emprego que você aplicar, é preciso fazer um currículo diferente, específico para aquela vaga. Se aplicar para 10 vagas diferentes, são 10 currículos diferentes. Sinceramente? Achei isso muito chato. Além do currículo, é preciso fazer a cover letter, que é um tipo de carta mais explicativa sobre você mesmo, adicionando alguns detalhes que você não citou no currículo, como objetivos conquistados, qualidades profissionais, prêmios obtidos, e por aí vai. Além disso, também tem as dificuldades iniciais de não conhecer muita gente ou ninguém, de se adaptar a nova cultura e ao frio. Não irei entrar muito em detalhes nesses aspectos pois, cada um se adapta de uma forma diferente.

Um conselho que dou é vir com a mente aberta, preparado(a) emocional e economicamente para essa nova etapa de vida, pois nunca se sabe o que terá que enfrentar pela frente, como por exemplo, um emprego no ramo de limpeza, supermercados, restaurantes... onde você era acostumado a trabalhar no conforto de um escritório, por exemplo. Ficar desempregado por 1 ano ou voltar a ser criança, repetindo tudo o que os adultos falam para aprender o novo idioma. Querer morar no Canadá é uma decisão fácil de tomar, mas passar pelas experiências e dificuldades que não estávamos prontos ou nem imaginávamos passar, é bem complicado de se vivenciar, e é aí onde muitos retornam para seus países de origem desiludidos com o Canadá.

Espero ter conseguido expressar um pouco da nossa experiência de vida canadense.

Abraços,

Vitor

15 comentários:

Anônimo disse...

Fala amigo!!
Estava com saudades de seus posts
Fiquei muito animado com sua descriçao e feliz em saber que estao felizes
Um gde abraço a voces e depois mando noticias
IRAJA ANDRADE

Pati e Temps disse...

Obrigada pelo post, bastante instrutivo! Aos 45 do segundo tempo Calgary virou nossa 1a opção (após quase 2a6m de processo).
Vcs já tiveram a chance de conhecer brasileiros aí? Já estão trabalhando?
Se não for pedir muito, vcs poderiam falar um pouco sobre imóveis e bairros bons para morar? Se preferirem, podemos manter contato por e-mail (paticuca@ig.com.br)

Obrigada!!
Beijos,
Pati

Ierson e Juniele disse...

Puxa quanto tempo!! Que bom que voltaram a postar. Pois é, nenhuma mudança é fácil, mas vocês parecem estar se saindo bem.
Continuamos a desejar Felicidades Vitor!!
Até,

William disse...

Olá!!

Parabéééns pelo Post!!!
É muito bom, ver que vocês estão muito felizes em Calgary!!!

Calgary é a minha segunda opção de cidade, a primeira é Toronto, mais antes vou fazer um intercambio, para ter certeza de qual cidade escolher!!

Parabéns pelo blog!!!

William Barbosa
http://williamrumoaocanada.blogspot.com.br/

disse...

Fala Vitao!
Aqui eh o Dario do frozenbossanova! Lembra da gente?? hehehe, enfim, faz muito tempo tb q nao entrava em blog nenhum e ai lembrei de vcs e quis dar uma passadinha aqui p ver como cs estavam! Q bom saber q as coisas estao indo bem por ai! Me add no FB se tiver, a gente pode se comunicar por la! Abracos
Dario PAssarini

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que saudades de vocês!!! Também estamos agora vivendo em Calgary, apaixonados pela cidade. É tudo de bom.

E a vida segue...

Lu e Mar disse...

Vitor e Sarah, mais um casal que venceu as dificuldades !
Parabéns para vocês e saudades !

Marcelo e Luciana

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Meu amigo, eu me mudei pra Calgary em janeiro, arrumei meu emprego, gracas a Deus na minha área profissional e em abril a família chegou. Amamos a cidade. É fantástica.

E a vida segue...

Juliana disse...

Vitor e Sarah,

como a Patricía daí de cima, estamos também nos mudando para Calgary e o seu post me fez ficar ainda mais animada com a cidade. Estou no momento do envio dos exames médicos e passaportes e, cada dia que passa, fico mais ansiosa. Se puderem responder a pergunta da Pati sobre imóveis para alugar, bairro legal, etc, ajudaria (e muito) os brazucas imigrantes. Estou indo com dois filhos, então minha insegurança com relação a bairro diz respeito às escolas para eles

abraços e sucesso.

QUEBEcLEZA! disse...

É sempre bom ver a opinião das pessoas sobre o todo.

Não parem de postar!!


Ass: Ela.

Mamãe Nádia disse...

Oi! Eu e minha família estamos de mudança pro canadá...estou buscando blogs sobre o assunto pra fazer amizade e pra buscar informações sobre esse processo.
Nós fomos a Curitiba fazer o exame médico. Vou ir postando cada detalhe da nossa mudança no blog...
Meu blog é www.mamaenadia.com, e vou postando as coisas do Canadá no meu outro blog www.asosmamaenadia.com, passa lá!
Vamos nos falando...vou sempre passar por aqui pra acompanhar seu blog!
Beijos!

Samir Muhammad disse...

muito legal o seu post. tenho planos de me licenciar na area de engenharia de petroleo em calgary. quanto dinheiro eu preciso levar em dolares para um ano? 30000$ chega?

Sara e Vitor disse...

Oi Samir, tudo bem com você? Me perdoe a demora em te responder, fazia tempo que não entrava no blog.

Bom, isso é bem pessoal, depende de muitos fatores, como o tipo de vida que vc leva, onde irá ficar... Esse valor pode ou não ser suficiente. Aconselho a você pesquisar sobre alugueis, preço das coisas para ter uma noção do gasto que terá antes de vir. Espero ter respondido sua pergunta.

Abraços,

Vitor

Anônimo disse...

Olá Sara, gostaria de saber na sua opinião se é recomendavel fazer um viagem turismo familia por 10 dias para a sua cidade ou é melhor escolher outro lugar para eu levar meus filhos para conhecer a neve e tentar ver a aurora boreal . e há brasileiro ai que alugam quarto por 10 dias? grata data de minha viagem 2015 Obrigada

Sara e Vitor disse...

Olá!

Como disse em um dos posts mais recentes, tivemos alguns problemas em acessar o blog, e por isso, terminamos deixando ele um pouco de lado, e agora estamos voltando aos poucos. :)

Recomendo sim você fazer uma viagem de exploração a Calgary ou qualquer outro lugar do Canadá que desejar. Isso é muito bom pra conhecer a região que pretende morar, mas não é o suficiente para ter a certeza se é ou não o lugar ideal para passar o resto da vida. Infelizmente, não conheço nenhum brasileiro que alugue quarto por aqui.

Abraços,

Vitor