Since March 20, 2008

Olá pessoal! Estou com um canal no Youtube onde faço cover de músicas tocando bateria. Confiram clicando no link abaixo! Se gostarem, cliquem em gostei e não se esqueçam de se inscreverem! ;D

Hello folks! I have a Youtube channel where I do song covers playing drums. Check it out by clicking on the link below. Comment, like and don't forget to subscribe! ;D


Vitor Jambo's Youtube Channel


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Carteira de motorista

Olá, como estão todos?

Nós estamos super bem, graças a Deus.

Depois de um bom tempo sem postar, vou falar sobre um tema bastante interessante para quem pretende morar aqui em Alberta, carteira de motorista.

Cada província possui seu sistema de trânsito, com suas regras e particularidades. Não sei dizer em que elas se diferenciam na prática, pois não tive a oportunidade de ler sobre elas e por enquanto, não é muito do meu interesse, as regras daqui já estão de bom tamanho por enquanto, é muita informação para uma pessoa só.

Aqui em Alberta, há diferentes tipos de habilitações, como no Brasil. Temos uma para carro pequeno, outra para caminhões e assim por diante, mas claro, elas se difereciam nos nomes. Aqui temos a Class 7, Class 5 GDL e a Class 5 full, que são para carros pequenos. Para quem deseja tirar a carteira de habilitação daqui de Alberta, há um livrinho de trânsito que é distribuido gratuitamente pela internet para estudo.

Vou tentar falar um pouco de cada carteira que mancionei anteriormante de uma forma resumida só para vocês notarem a diferença.

Class 7 (learner): Essa habilitação é usada por todos os que estão iniciando sua “carreira” de motorista aqui em Alberta (a partir dos 14 anos). Após o teste teórico, se tudo ok, você já sai com esta habilitação. Para quem nunca dirigiu, é preciso passar 1 ano com esta carteira para poder conseguir a Class 5 GDL. A Class 7 possui várias restrições, como por exemplo, de horário (não permitido ao portador dirigir entre 00:00 às 05:00), só é permitido dirigir com uma pessoa portadora da Class 5 full ao lado e assim por diante.

Class 5 GDL: Essa habilitação é para quem passou 1 ano, no mínimo, com a Class 7. O portador está apto a dirigir sem companhia (é preciso ter 16 anos para obter essa carteira), mas há algumas restrições também nessa categoria. A pessoa portadora desta carteira não pode servir como instrutor para uma pessoa que possui a Class 7, não pode beber em hipótese alguma entre outras.

Class 5 full: Não há restrições. O portador pode servir de instrutor para uma pessoa que possui a Class 7, pode ter até 0,8 ml de alcool no sangue, não possui restrições de horários e etc.

No meu caso, que possuo 7 anos de experiência no trânsito brasileiro, assim que passei no teste teórico, dei entrada para tirar a Class 5 full. Para isso, precisei traduzir minha carteira brasileira (tradução juramentada daqui) e entregar a tradução + minha habilitação brasileira, pois aqui é contra a lei obter 2 carteiras de motorista. Marquei o teste de rua (Advanced) e aguardei. Como eu nunca havia dirigido na neve e no gelo, resolvi fazer 2 aulas de direção em uma auto-escola (2 horas cada). Foi a melhor coisa que fiz, pois pude sentir como o carro se comporta nessas condições, e confesso, é um perigo!

Em relação ao teste teórico, ele é feito em um computador e custa 17,60 dólares. Ele possui 30 questões, onde é preciso acertar no mínimo 25. Caso você erre 6 questões, o sistema já te reprova automaticamente. Só é permitido fazer o teste teórico uma vez por dia. Se saindo bem no teste, paga-se uma taxa de 64,45 dólares pela Class 7, você recebrá um papel provisório com o número da sua habilitação que chegará pelo correio em 2 semanas e o próprio atendente do Registry (cartório) faz o exame de vista em uma máquina apropriada na hora. Tudo muito rápido e simples. Se você já tiver mais de 3 anos de experiência de trânsito, você poderá dar entrada na sua carteira Class 5 GDL ou Class 5 Full. Não sei o valor da taxa para tirar a Class 5 GDL, mas é bem mais barata que a Class 5 full, que por sua vez, custa 125,25 dólares, que é o valor do teste de rua. No teste de rua, se você obtiver 70 pontos de erros, o instrutor irá te avisar só no final do teste (1 hora no total) que você falhou e te explicará onde você falhou.

Graças a Deus tirei de letra logo na primeira tentativa do teste de rua, já no teórico, precisei fazer 2 vezes. Vai Uma dica para quem vai fazer o teste teórico. É permitido pular a questão caso não tenha certeza da resposta. Se tiver dúvida, pule, pois elas só irão retornar no final do teste, ou seja, se você acertar as 25 questões antes de chegar as perguntas que você pulou, o teste já é encerrado automaticamente, não é preciso responder todas! Fica a dica! ;)

Bom pessoal, é isso. Vou ficando por aqui, pois o post ficou bem grande. Espero ter sido claro, pois é muita informação, não é mesmo!?

Tenham uma ótima semana e boa sorte para os que irão tirar a carteira de motorista por aqui!

Abraços,

Vitor

14 comentários:

Alexei disse...

Nossa cara! Uma hora de exame prático! Que tortura! Aqui em Québec, era para ser 30 minutos mas acho que durou só 20 e já foi estressante. Parabéns por mais essa conquista.

Patitando disse...

Oi Vitor, parabéns pela carteira! Aqui para nós também foi um marco e deu um baita alívio quando resolvemos essa questão. Em Gatineau ficar sem carro é complicado, então precisávamos da bendita! As regras até que são relativamente parecidas com as de Alberta...
Feliz Ano Novo para vocês!

Ierson e Juniele disse...

Parabens, Vitor pela carteira!!! o post ficou bem legal e como sempre as dicas sao muito boas.
Abraços,
Ie e Ju

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Comigo foi o contrário meu amigo. De primeira no teórico e dois testes práticos pra passar. A diferença é que são 50 questões pra acertar 40. Arrochado em Alberta o teste prático.

E a vida segue...

Diário Canadá Brasil disse...

Parabéns pela carteira.
E obg pelas dicas e informações vamos precisar.

Abraço,
diariocanadabrasil.blogspot.com

Lupatinadora disse...

Hoje dirigi pela 1a vez com neve brava e realmente tem que ter cuidado.

Parabéns por esse passo super importante!

Kalyne Cunha disse...

Oi Vitor, otimas dicas! Olha eu estava lendo o timeline de vcs e percebi que vc nao menciona a entrevista, no processo todo nao houve nenhuma entrevista? Estou comecando a pesquisar o assunto e gostaria de mais informacoes. Obrigada!
Abraco.

Sandro e Família disse...

Mais um post completo e detalhado que vai ajudar quem vai passar pela saga da carteira de motorista.

Parabéns por mais essa conquista.

Abraço

Marcio disse...

Que bom receber novidades de vcs!!!

Abraços,

Fabiana e Wanderson disse...

Ola td bem com vcs?

E como andam as coisas em Calgary.
Eu estou me preparando para em Novembro deste ano ir ai... vamos nos falando

beijos

Francisco disse...

Vitor,

Acompanho seu blog há um tempo. Estou indo para um congresso em San Diego e depois vou dar uma passadinha em Calgary, pois é onde quero morar um dia.
Meu processo já está finalizado e eu já morei em Toronto uma vez.

Você pode me indicar algum lugar bom e barato para ficar por 4 dias?

O período é de 19 (tarde) até 23 (cedinho) de março.
Qualquer dica de hospedagem será bem vinda.

Antecipadamente, obrigado.

Clarice disse...

Olá! Aqui na terrinha também não é fácil. Ou é fácil demais em alguns casos, infelizmente.
Eu fui obrigada a cumprir horário de aulas teóricas sobre direção depois de 30 anos dirigindo. O curso é um horror! Uma lástima usar o tempo dos outros para coisa tão miúda.
Parabéns pela carteira e dirija com cuidado nessa neve toda..
Abraço.

mildred.davim disse...

Saroca e Vitor, Vcs ganharam o selinho do blog, passem lá no meu blog e peguem...
Eu não sabia que tinha isso, mas a galera dos blogs dao os selos aos blogs que acham interessante e eu ganhei um, lá tem as regras para poder dar aos outros o selinho.

Beijos

kathy silva disse...

vitor, fico feliz que vcs estejam bem ai em calgary, pena ter perdido totalemnte o contato. bom antes de mais nada gostaria de te agradecer pela força que me deu quanto a fazer intercambio, deu tudo certo visto aprovado sem nenhum problema, passei nos testes da escola. agora já estou ansiosa fazendo malas e dia 12 chego em Vancouver...

abraços kathy