Since March 20, 2008

Olá pessoal! Estou com um canal no Youtube onde faço cover de músicas tocando bateria. Confiram clicando no link abaixo! Se gostarem, cliquem em gostei e não se esqueçam de se inscreverem! ;D

Hello folks! I have a Youtube channel where I do song covers playing drums. Check it out by clicking on the link below. Comment, like and don't forget to subscribe! ;D


Vitor Jambo's Youtube Channel


domingo, 3 de agosto de 2008

Coleta de lixo

Mês passado, em uma de minhas aulas de inglês, conversando com meu professor, falamos sobre diferentes costumes, hábitos e culturas. Um dos tópicos que me chamou a atenção, foi sobre a coleta de lixo. Para quem não sabe, meu professor de inglês é americano, nasceu em São Francisco e está morando aqui em Maceió a 7 anos. Ele percorreu o mundo, mas se apaixonou por Maceió e resolveu ficar por aqui.

Voltando ao assunto, dentre muitos aspectos, comentei como era a coleta de lixo em Toronto, comparando com a daqui de Maceió, ou seja, quando você aluga ou compra um apartamento ou uma casa em Toronto, você precisa ir a um estabelecimento (não lembro o nome) perto de sua casa que é responsável pela coleta de lixo da região onde você mora. Nesse local, eles irão te dar latas de lixo e um calendário informando os dias da coleta. Por exemplo, quarta-feira é dia de recolher o lixo orgânico, que é jogado na lixeira de cor verde. Na quinta-feira, é a vez dos vidros, que é colocado na lixeira branca. e há um dia "especial" que você pode ser desfazer de algo muito maior, como uma televisão ou geladeira por exemplo. Não lembro muito bem o sistema de cores de Toronto nem os dias certos da coleta, mas dá para ter uma idéia de como funciona.

Logo após eu terminar de falar, meu professor falou um pouco de como funciona na cidade onde ele nasceu. Para começar, são 15 lixeiros! Plástico tipo 1, tipo 2 e tipo 3, vidro transparente, vidro marrom, vidro verde, papel, papelão, lixo orgânico, latas recicláveis, latas não recicláveis e por aí vai. Para que tudo isso!? Perguntei espantando. Ele me deu uma resposta simples e clara: “Em um país com uma ótima educação, qualidade de vida excelente, saúde, oportunidades, quem vai querer recolher o lixo dos outros? Além de reciclarmos, estamos colaborando com o pessoal que trabalha nesse setor.” Ele não mencionou, mas tenho quase certeza que são os imigrantes que fazem esse trabalho sujo.

Enfim, nunca pensei que jogar lixo um dia poderia se tornar algo tão organizado e “trabalhoso”, mas se bem que o Brasil deveria ser assim também. Lembro-me de ter levado muitos “puxões de orelha” de minha hostmother por ter jogado lixo na lixeira errada quando morei em Toronto (hehehe). Então fica a dica para os que estão indo (:

Queria saber dos amigos blogueiros que moram no Canadá, como funciona a coleta de lixo de sua cidade? É parecida com a de Toronto ou não?

Já imaginou um desse em sua cozinha? Hehehehe... :D


Um abraço a todos!

Vitor

5 comentários:

Carolina disse...

Oi Vitor!

Vejo que você já está bem, né?!

Olha, eu não sei bem como funciona, mas lá (no Canadá) deve ser bem mais organizado!!!

abç,
Carol.

Anônimo disse...

Em alguns lugares no Canadá, é preciso pagar para que a coleta seletiva passe na sua casa... Em North Vancouver era assim, já pensou? Além das pessoas terem todo o trabalho de separar o lixo, elas ainda pagam para a empresa especializada ir lá recolher! Definitivamente, outra lógica de pensar!! ;)

Bjs,
Mariana

Anne Caroline disse...

Vitinho...

Nunca tinha pensado tanto em lixo.. rsrsrs... Mas interessante.. Só espero que, ao contrário do que disse a Mari, não precisemos pagar para o pessoal recolhr o lixo...

Beijos,

Anne

* Serena * disse...

Olha, no canada nao sei, mas no EUA nao tinha nada disso quando morei nao. Tudo era colocado num enorme tambor de lixo (tipo aqueles de filme, sabe? Com tampa?) e depois nao sei se alguem separava. Mas enfim, vivendo e aprendendo! Eu sou totalmente a favor da coleta seletiva...

Beijos,

Dani

Elaine Bittencourt disse...

Aqui um site interessante p/ se informar sobre isso em Toronto:
http://www.toronto.ca/garbage/index.htm

Nao eh exatamente latas de lixo que vc adquire da prefeitura (pelo menos nao na cidade aonde moro), sao as caixas dos reciclaveis. :)

Vou adicionar vc no meu blogroll e no meu feed reader. Nice to meet you!